terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Amizade

Nesses últimos tempos tive em aula inúmeras discussões sobre amizade, sobre o seu verdadeiro significado, e, na aula de redação, tive que dissertar sobre tal assunto. Parece fácil falar sobre uma coisa do cotidiano, que está sempre presente em nossas vidas, mas é um assunto muito amplo, e muitas vezes a gente acaba se perdendo. Enfim, demorei mais ou menos uma hora pra escrever essa “pequena redação”, e gostei muito dela, acho que ela mostra a essência da importância da amizade. Então, resolvi colocar ela aqui no blog:

“A definição da amizade”

            Amizade: “Sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que, em geral, não são parentes nem amantes”.
            Sentimento: “ Disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual”.
            Será mesmo amizade um sentimento?
            Ao longo de gerações, o sentido da amizade foi sendo alterado. Hoje, os amigos de verdade são aqueles que não escondem nada um do outro, contam segredos, têm afinidade e demonstram os mesmo interesses. Como conseqüência, são desenvolvidos o amor, a felicidade, a fidelidade, o companheirismo, e até a angústia, a tristeza, o ódio e a raiva.
            Caetano Veloso dizia: “Eu sei que a poesia está para a prosa, assim como o amor está para a amizade. E quem há de negar que esta lhe é superior?”.
            Todos os sentimentos, quaisquer que sejam, possuem um elo, uma subordinação à amizade.
            Valor: “Importância de determinada coisa”. Eis o verdadeiro significado da amizade. Um valor de suma importância que pode gerar grande parte das emoções e das sensações de qualquer indivíduo da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário